Os tempos estão mudando, o mercado está competitivo e novos desafios vêm intensificando a necessidade de inovação e renovação, seja com relação à produção, operações ou desempenho da equipe. De tal forma que a indústria 4.0 é uma realidade e otimizar é a principal forma de reduzir custos, aumentar os lucros e abrir as portas para novas oportunidades.
Grandes empresas em todo o país estão buscando formas mais criativas e funcionais para seus processos e as transportadoras não são diferentes. Portanto, se a sua empresa está precisando enxugar os custos e trabalhar com mais agilidade e praticidade, essa é a hora de fazer mudanças. Continue lendo e conheça algumas dicas interessantes para o seu negócio.
Não basta se preocupar com a agilidade das entregas e se esquecer de planejar o acondicionamento da carga e as operações importantes no processo de descarga eficaz. Inegavelmente é preciso compreender quais falhas sua transportadora está cometendo e corrigi-las buscando opções mais modernas e simplificadas para tornar as operações de sua transportadora ainda mais eficientes. No entanto, os pontos fortes também precisam de atenção. Um investimento que pode ampliar os resultados e as ações bem sucedidas em alguns setores, pode ser adaptado para outros.
Em primeiro lugar, se pergunte, quais as novidades no seu segmento? O que está dando certo fora da sua empresa e poderia ser uma excelente aquisição?
As respostas obtidas e o estudo constante na busca de atualização, serão diferenciais valiosos para você e sua empresa, pois esse novo conhecimento pode ser aplicado em otimização e crescimento. Além disso, frequente palestras, faça cursos de atualização, participe de congressos e faça networking sempre que possível. Essas ações geram frutos valiosos, oportunidades e parcerias que farão toda a diferença.
Muitas empresas não aplicam essa dica em seus negócios e acabam confusas com os próximos passos. Porquanto criar metas reais e eficientes padroniza processos e mantém o controle dos custos, organizando o sistema de sua transportadora.
Se possível estruture metas de curto, médio e longo prazo, pensando no objetivo principal, como pequenos passos rumo a um resultado maior.
O seu time está preparado para as mudanças que estão por vir? Independente do setor, todos precisam saber exatamente como essa otimização vai funcionar e quais serão as consequências para cada um, pois dessa forma o processo se torna mais fluido e a comunicação se mantém única e alinhada até o fim.
Invista em treinamentos para sua equipe, seja de atualização ou aprendizado, esse investimento vale muito a pena quando o assunto é a qualidade e eficiência das ações e um desempenho mais organizado e bem planejado.
Esse gerenciamento tem como objetivo prever riscos futuros para o negócio e implementar ações preventivas para lidar com tais adversidades, como roubo de carga, acidentes e problemas mecânicos. Dessa forma, a gestão de riscos deve ser feita do armazenamento a distribuição, ou seja, precisa contemplar todas as etapas para garantir a qualidade do serviço prestado, a segurança dos colaboradores, da carga e de outros fatores.
Com isso você evita falhas com documentação, ajuda na escolha do veículo adequado, previne gastos e melhora a qualidade das técnicas utilizadas.
A segurança e qualidade dos serviços dependem de uma manutenção preventiva precisa e eficiente, afinal é melhor evitar um problema, do que resolvê-lo. Por isso faça uma análise minuciosa do que deve ser trocado em todos os veículos e o que não está degradado, mas requer atenção e cuidado.
Mantenha essa ação preventiva em períodos programados, dessa forma você vai otimizar as operações e prevenir problemas que possam gerar novos custos e até paralisações da frota.
Seu relacionamento com seus clientes anda meio frio e você não tem dado tanta atenção a experiência que sua empresa proporciona? Está na hora de mudar isso pois seus clientes podem ser fãs ou carrascos, isso depende apenas de você.
Os feedbacks dos clientes são uma fonte importante de informações sobre sua empresa, dos atendimentos até a entrega, seja por contato virtual, telefone ou pessoalmente, todo cliente gera uma opinião sobre a empresa com que está lidando e saber sobre isso é vital. Dessa forma, retornos positivos funcionam para saber o que está dando certo e manter. Mas no caso de retornos negativos, a empresa precisa entregar um parecer ao cliente e sanar seu problema de forma cortês e eficiente, cuidando para que novas falhas não voltem a acontecer.
Os KPIs são a sua principal forma de avaliar resultados e o desempenho de cada etapa das operações. Eles entregam pontos de crescimento, necessidades de melhora em algumas etapas e performance com relação ao mercado.
Os principais KPIs para atenção e vigilância são:
A sua transportadora precisa de renovação de processos e otimizar as operações é o principal investimento dentro de uma estratégia eficiente, visando crescimento e alto desempenho.
A VS Engenharia atua com todo o processo de captação, pesquisa, elaboração de projetos, negociação jurídica e aquisição, incorporação com pesquisa de mercado, planejamento de projeto e definição do produto, gestão da construção e planejamento estratégico de comercialização.
Todos os processos são pensados levando em consideração as tendências de mercado, as necessidades da sua transportadora e os objetivos principais, para entregar a você a melhor experiência e os melhores resultados.
Gostou do artigo? Quais dessas dicas foram as mais interessantes para sua empresa?
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