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Greenwashing: A prática ilegal que gera grandes danos ao meio ambiente

Diante do cenário atual, faz-se notável a necessidade de adoção de medidas que tenham como objetivo sanar e reduzir danos associados a questões ambientais. 

Nesse âmbito, além da preocupação com o meio ambiente, a oferta de conteúdos sustentáveis apresenta ainda vantagens comerciais e maior visibilidade, promovendo maior interesse em empresas e ocasionando diferenciais competitivos. 

Contudo, devido a forte concorrência e à urgência na implementação de novas práticas, muitas empresas acabam cometendo o chamado Greenwashing.

O que é o Greenwashing?

O termo Greenwashing, que em português significa “lavagem verde”, refere-se às estratégias de publicidade e marketing compostas por conteúdos que alegam a utilização de técnicas sustentáveis para a concepção e difusão de um produto. Porém, a divulgação dessas informações ocorre baseada em falsas afirmações, atestando uma falsa sustentabilidade com o objetivo de promover a empresa através da empatia de seus consumidores com o meio ambiente.

De forma simplificada, o Greenwashing consiste em nada menos que uma propaganda enganosa, cujo único foco é atrair clientes compactuantes de ideias ecologicamente corretas e que apresenta, como objetivo maior, um exponencial crescimento da visibilidade da empresa.

Faz-se consistente a afirmação de que muitos negócios possuem uma real preocupação com a sustentabilidade e com o bom funcionamento das medidas implementadas com essa finalidade. Todavia, pesquisas apontam que entre 2010 e 2015, ao analisar alguns produtos vendidos no país que se diziam sustentáveis, oito a cada dez destes demonstravam práticas de Greenwashing.

Como o Greenwashing é combatido?

A prática do Greenwashing, além de ofuscar trabalhos ecológicos bem executados por empresas focadas em contribuir para o meio ambiente de forma ativa e responsável e ainda ser uma atividade ilegal, ainda se demonstra como um potencial risco às questões ambientais. 

Pensando em combater essa prática ilegal que tem se feito cada vez mais presente no cenário contemporâneo, alguns tópicos são adotados para denominar as categorias inseridas nesse contexto, as quais podem ser analisadas não apenas por órgãos ambientais, mas também por consumidores. Esse conjunto de tópicos compõe-se de custos ambientais disfarçados, afirmativas não comprovadas, declarações sem provas de veracidade, comunicação imprecisa, informações irrelevantes, mentiras e a utilização de rótulos ecologicamente corretos para mascarar outros produtos da empresa.

Deslocando para a visão empresarial, além de sempre se atentar à devida correspondência na execução de práticas ambientais considerando os tópicos citados acima, faz-se de grande importância a verificação da correta execução das estratégias ambientais, visando sempre garantir a segurança destas aplicações e evitar possíveis acusações relacionadas ao Greenwashing.

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