Por muitas vezes, médias e grandes empresas necessitam de imóveis projetados especificamente para que suas atividades possam ser realizadas. Porém, o investimento nesse tipo de construção costuma ser elevado, o que pode comprometer ou inviabilizar as suas atividades. Dessa forma, uma modalidade de locação que vem ganhando cada vez mais força no Brasil é o Built to Suit, também conhecido como BTS. Este modelo une a necessidade que uma empresa tem de um imóvel construído de forma personalizada para atender as suas exigências, sem que ela tenha que se envolver em obras e construções.
Quer saber como esse modelo funciona? Acompanhe por aqui!
O Built to Suit é um termo em inglês que traduzido significa “Construído para servir” e constitui de uma modalidade de locação relativamente nova no Brasil em que o proprietário do imóvel irá construir ou reformar o local conforme as necessidades do locatário. Ou seja, o imóvel será construído ou reformado de forma personalizada visando atender as necessidades do futuro locatário. Em contrapartida, o locatário irá pagar os custos da obra em parcelas que serão acrescidas no aluguel. Portanto, quanto mais longo for o contrato de locação, mais suaves serão as prestações. E este modelo tem contratos de locação de longo prazo, girando em torno de 15 a 20 anos, podendo ou não ser renovado.
O BTS está amparado pela Lei nº 12.744/12 e deve seguir algumas regras principais, como:
Uma das maiores vantagens do BTS, além do locatário receber um imóvel personalizado, é não ter a necessidade de empenhar um grande montante de dinheiro para a compra, construção, reforma ou financiamento de um galpão, dando a possibilidade para que o locatário invista esse dinheiro em outras áreas da empresa. Porém, como o valor do investimento feito pelo proprietário é elevado, os aluguéis nessa modalidade costumam ter valores mais altos do que as locações convencionais.
Nas vantagens para o proprietário podemos citar que o Built to Suit é uma boa alternativa para ter um imóvel locado por um longo período de tempo, proporcionando o retorno do investimento adicionado de um valor de aluguel. Porém, o retorno será a longo prazo e implica alguns riscos como a inadimplência ou rompimentos de contrato, tendo em vista que será apenas um locatário e que o mesmo poderá passar por dificuldades financeiras durante o período de contrato.
Ao considerar o BTS como forma de negócio, o proprietário deverá ter em mente que o projeto será personalizado para uma empresa, e, dependendo das especificidades do projeto, o imóvel pode passar por dificuldades para ser locado novamente após o término do contrato, tendo em vista que a renovação de contrato pode acabar não se efetivando, ou ocorrendo com valores mais baixos.
Porém, de forma geral, o BTS é um modelo seguro e econômico tanto para que constrói, quanto para quem aluga, tanto que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
Como a VS Engenharia pode te ajudar?
Construímos seu galpão sob medida, com contrato de locação assinado. No modelo built to suit (BTS), participamos ativamente de todas as etapas do projeto, utilizando nossa experiência de mercado para proporcionar soluções inovadoras de engenharia financeira. Ou seja, extraímos o melhor do empreendimento para que ele atenda aos mais diversos cenários possíveis, pensando na expansão do seu negócio.
Gostou do artigo? Siga a VS também nas redes sociais.
Veja também: O que é Retrofit em galpões industriais e quais as suas vantagens?
VS Engenharia © 2023. Todos os direitos reservados.
Descubra o espaço perfeito para crescer: nossos galpões e condomínios logísticos oferecem localizações estratégicas, segurança avançada e toda a infraestrutura que sua empresa precisa para operar com eficiência e escalabilidade. Não perca tempo com problemas logísticos — foque no que realmente importa. Entre em contato agora e leve seu negócio para o próximo nível!