Diante de várias metodologias e estratégias de logística, armazenamento e estoque, o Crossdocking vem se destacando no mercado atual. Com o crescimentos das compras online e com o consumidor cada vez mais exigente, as empresas tem sentido cada vez mais necessidade de deixar o seu processo mais enxuto, eficiente e ágil. Para isso, muitas vêm adaptando e adotando o essa estratégia para alcançar esses objetivos. Mas afinal, o que é Crossdocking e quais são suas vantagens? Continue lendo que traremos essas informações para você!
O Crossdocking veio para revolucionar a estratégia clássica de armazenamento e estoque, propondo justamente o inverso. Ele adota o conceito de redução máxima, ou até mesmo na eliminação do estoque dos itens que são vendidos pela empresa.
É uma técnica muito utilizada principalmente pelas empresas de e-commerce, porém, que pode ser utilizada em outros de negócios. O sistema de Crossdocking é um sistema de distribuição em que o cliente efetiva a compra, o material segue para um centro de distribuição no qual será separado e encaminhado para o seu destino final de forma rápida, sem que fique armazenado. Isso faz com que não seja necessário grandes espaços de armazenagem, que juntamente com a redução de estoque, geram economias significativas.
O termo CrossDocking, se traduzido, significa “atravessando docas”. Isso porque a mercadoria não fica longos períodos armazenadas. O intuito é de que ela saia do espaço em menos de um dia. Porém, algumas empresas trabalham com até três dias para despachar a mercadoria. Nestes casos, há uma área de “picking”, em que elas ficam separadas aguardando o embarque. O tempo que essa mercadoria irá ficar parada varia de acordo com a estratégia de cada empresa, porém, quanto maior for o tempo e volume, maior será o estoque e a necessidade de espaço. O ideal é que a mercadoria fique o menor tempo possível.
A contrapartida para que essa estratégia realmente funcione é a adequação e sincronização de várias ações. Todas as etapas devem funcionar de forma síncrona e ágil, pois com a redução de estoque, reduz-se também a margem para erros, que quando ocorrem, podem ocasionar grandes atrasos na entrega do produto.
No modelo de crossdocking, o estoque é substituído por um centro de distribuição, no qual é responsável por agilizar a entrega ao cliente final. Este centro de distribuição estará focado em receber, preparar e enviar a mercadoria do fornecedor e enviar para o destino final. Com isso, praticamente toda a força de trabalho que seria necessário para gerenciar estoques podem ser direcionados para que a carga chegue ao comprado no tempo mais rápido possível.
Essa agilidade é um grande trunfo para conquistar e fidelizar clientes, tornando sua empresa mais forte e competitiva no mercado.
Com a eliminação ou diminuição do estoque, o espaço físico necessário para operar é menor. Isso permite com que a operação possa ser realizadas em galpões menores, diminuindo consideravelmente os custos de locação, por exemplo. Além disso, os custos inerentes ao gerenciamento de estoque serão bem menores, tendo em vista que as mercadorias que serão recebidas serão despachadas em um curto período de tempo.
Outro ponto interessante é que como o fornecedor irá enviar somente os produtos que já foram vendidos, não será necessário ter um controle tão apurado da previsão da demanda ou se preocupar se há ou não o produto em estoque.
No crossdocking, a mercadoria que vai ser entregue no centro de distribuição já está vendida e apta para a entrega. Com isso, ela pode ser embarcada imediatamente rumo ao comprador. Isso minimiza as chances da mercadoria ficar parada no estoque e permite com que a atenção seja focada nas mercadorias que já estão em rota, dando mais controle do que está ou não sendo entregue.
Com a necessidade de um local menor de armazenamento e com a redução dos estoques, o capital que antes seria empregado para essas áreas podem ser convertidos em outros locais da empresa, gerando possibilidades de investir em áreas que irão agregar valor para empresa se destacar cada vez mais no mercado.
A VS Engenharia tem o Galpão Logístico que você precisa! Locamos áreas para armazenamento e crossdocking nos melhores condomínios do Grande Rio. Estrutura completa e que otimiza suas operações, com módulos a partir de 600 m², docas elevadas, opções com crossdocking, estacionamento interno, guaritas blindadas e CFTV. Tudo para garantir a segurança do seu estoque e colaboradores.
Nossos galpões estão localizados nas principais vias do estado, facilitando o acesso a eles. Assim, você tem flexibilidade para ajustar suas atividades logísticas de maneira eficiente, em áreas equipadas com transporte público, restaurante, estacionamento e vestiário.
Gostou do artigo? Siga a VS também nas redes sociais.
Veja também: 8 dicas para otimizar as operações da sua transportadora.
VS Engenharia © 2023. Todos os direitos reservados.
Descubra o espaço perfeito para crescer: nossos galpões e condomínios logísticos oferecem localizações estratégicas, segurança avançada e toda a infraestrutura que sua empresa precisa para operar com eficiência e escalabilidade. Não perca tempo com problemas logísticos — foque no que realmente importa. Entre em contato agora e leve seu negócio para o próximo nível!